Histórico

Irmã Maribel Peréz

A Fraternidade “Talítha Kum” nasceu a partir da experiência vivida pelas irmãs Maribel Peréz, Veronique Tirepied (in memorian) e alguns leigos voluntários que acompanhavam os trabalhos da Missão junto às mulheres em situação de prostituição. Esta Missão era ligada a uma associação francesa chamada Mãe de Misericórdia e foi nesta espiritualidade que todos foram formados e chamados a viverem uma célula especifica no Rio de Janeiro.

Durante sete anos as irmãs e os voluntários leigos viveram esta espiritualidade especifica dentro da igreja. Com o passar do tempo veio o amadurecimento desta experiência, formando uma pequena comunidade com uma espiritualidade e maneira de viver própria.

Os vários anos de trabalho confirmaram que não se deveria ser simplesmente uma “missão”, mas sim, um carisma, uma fraternidade onde muitos poderiam beber desta espiritualidade.

A Fraternidade “Talítha Kum” nasceu no mês de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro, como fruto da experiência bem sucedida e bem acolhida pelos pastores da nossa Arquidiocese. Foi após um longo período de doença da irmã Veronique que vindo a falecer, levou a pequena comunidade a refletir no próprio sobre o carisma. Tudo isto, na ação do Espírito Santo, suscitou no coração da irmã Maribel a necessidade de fazer dessa pequena comunidade uma instituição. Desligando-se da Associação Francesa obteve o reconhecimento e aprovação da Igreja local.